QUALIDADES X DEFEITOS

Um desentendimento entre marido e mulher estava sendo motivo de uma grande confusão que necessário se fez a intervenção da força policial e que estava sendo cogitada uma separação de uma família. 
Um tempo para o casal se acalmar e ser possível, ao menos um esclarecimento sobre a razão de tal alvoroço que estava pondo fim a uma união de duas pessoas que um dia se encontraram e trocaram juras de amor eterno, se unindo nos laços de matrimônio. Durante esse tempo, não houve troca de olhares, não ocorreu um diálogo espontâneo e voluntário entre os conflitantes, estavam feridos, magoados, relutantes a uma composição amigável da briga que haviam se envolvido.
Entrevista preliminar para saber o motivo de tal desentendimento, ficou constatado que ocorrera questões de somenos importância, conforme se diz no jargão policial. O marido, que mantém uma venda anexa a sua residência, aproveitando-se um momento de pouco movimento no comércio, entra em sua casa para almoçar e senta-se a mesa. Observa que a comida não estava sobre a mesa e sim, encima do fogão aguardando sua chegada, pois era o melhor lugar para que permanecesse com a temperatura mais próxima da ideal de se comer.  Sua esposa demora em notar a presença do marido junto à mesa e esse se vê obrigado a levantar-se e dirigir-se até o fogão para servir-se da comida que havia sido preparada pela esposa. Não ter sido atendido prontamente pela esposa causou um descontentamento muito grande naquele homem que sequer teve a percepção que a comida havia sido feita com carinho pela mulher. O inconformismo se arrastou pela tarde até finalmente no inicio da noite desencadear-se num desentendimento que estava às raias da separação. Não aceitou explicações da esposa, estava decidido a separar-se, não queria mais a esposa em sua casa.
Objetivando a volta a sensatez do marido e, entendendo a raiz do conflito, não houve outra coisa a fazer senão pedir para o homem fazer uma relação das qualidades que via na esposa, sua parceira durante tantos anos. Aceitou a proposta e começou a relacionar aquilo que entendia ser uma qualidade, dentre as quais: Boa mãe, trabalhadora, fiel, atenciosa, educada, entre outras. Muitas outras qualidades foram observadas na esposa, porém nunca havia parado para refletir sobre tais qualidades.  Foi solicitado que relacionasse os defeitos em uma coluna ao lado das qualidades. Para o espanto do homem, não conseguiu relatar defeitos na esposa, senão aquele que fora motivo da confusão.
Com a reflexão, houve fim ao conflito e o retorno a sensatez. Voltaram para casa, não mais como rixosos, mas como um casal que tinha uma historia de vida em comum. Ao deixar a ira tomar conta do ser e fixar os olhos em um defeito ou em um problema, deixamos de ver as virtudes que são infinitamente superiores aos defeitos. Uma visão distorcida pode por em risco o que mais amamos. Uma palavra proferida em momento de forte emoção pode produzir danos irreparáveis na vida a dois.
Preserve sua família, não seja precipitado em falar.
Preze por trazer a memória apenas aquilo que te de esperança.

Nenhum comentário: